Seja Bem-Vindo

Aos leitores deste blog só tenho uma coisa a dizer:
"A BÍBLIA TEM RAZAO"

sábado, 17 de maio de 2008

II Reis capitulos 24 e 25

Capítulos 24 e 25

Caminhamos para o final do segundo livro dos Reis, e com ele os últimos momentos do estado independente do reino de Judá, lembrando que Israel já está no exílio.

No reinado de Jeoaquim, que fez o que era mau perante o SENHOR, Nabucodonosor rei da Babilônia subiu contra Judá.

E o SENHOR permitiu que bandos de diversos povos vitoriassem sobre Judá, tudo conforme seus profetas já haviam advertido.

Joaquim, filho de Jeoaquim, reinou em seu lugar e em nada diferenciou de seu pai, e tão pouco sua mãe diferenciou em sua educação.
Em seu reinado, Nabucodonosor leva todo tesouro da Casa do SENHOR e os tesouros da casa do rei. Pensar que todo outro e riqueza que Salomão ajuntou para a glorificar a DEUS, é levado como resultado de um povo que abandonou o SENHOR e seus caminhos.
Como se não bastasse leva tudo que a de bom, os valentes, artificies, ferreiros e toda nobreza, deixando os mais pobres na terra.

Enquanto Joaquim estava no exilio, Matanias, seu nome foi mudado para Zedequias, seu tio paterno reinou em Judá.
Numa atitude ao meu ponto de ver impensada, se rebela contra o rei da Babilônia, que facilmente os oprime, simplesmente cercando a cidade e deixando que eles caíssem em miséria. Em apenas um golpe, arrasam a rebelião, e matam os filhos de Zedequias na sua frente, depois vazam seus olhos.

Gedalias, foi o governando que Nabucodonosor deixou na terra de Judá para manter as coisas em ordem. Ismael promoveu uma rebelião e mataram o governador, e vários de Judá fugiram para o Egito.

O livro termina, com a benevolência do rei Babilônico, a esta altura Evil-Merodaque, para com o rei Joaquim.

E nós terminamos este livro como um resumo, dizendo, quem se afasta de DEUS, e esquecendo de seu Livro, afastando de sua presença, está sujeita a escravidão do dominador deste mundo tenebroso e sendo subjugados pelo pecado.

E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO".

Forte abraço.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

II Reis capitulos 22 e 23

Capitulo 22

Passada duas gerações praticamente desde Ezequias, encontramos Josias, um rei reto perante o SENHOR, ao contraio do que foi seus antecessores, pai e avô.

Tinha oito anos quando começou a reinar, talvez por isto destaca-se o nome de sua mãe, Jedida.
Realmente esta mulher deve ter dito uma enorme parcela no reinado de seu filho.
Vez ou outra, encontramos o nome de mães, com atenção maior as mães que fizeram de seus filhos bons reis.

Devo comentar também sobre a idade dele. Tudo isto porque DEUS não deixaria o reino de Judá nas mãos de outra dinastia que não fosse de Davi. DEUS jamais falha em suas promessas.

Quando Josias, um homem formado(26 anos), podia perfeitamente tomar suas decisões, nos impressionamos com a postura dele. Mas vemos aqui o cumprimento de uma promessa.
"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." Proverbios 22v6

Pois Josias, procurou restaurar a Casa do SENHOR, simbolo de sua presença, nisto vemos o interesse dele, em estar mais próximo do SENHOR.

Nesta reforma sacerdote Hilquias, encontra o Livro da Lei (alguns acreditam ser parte de Deuteronômio).
Olha que ponto chegou o povo de Judá, não sabiam onde esta o Livro da Lei, e estava ali, na Casa do SENHOR.
Antes de julgar este povo, te pergunto, você sabe onde esta o Livro da Lei?? Não será você também um ausente da casa do SENHOR??

Quando Josias, ouve o que esta escrito no Livro, ele muito se indigna, como o povo se afastou de DEUS e dos seus mandamentos.
v13 Ide, e consultai o Senhor por mim, pelo povo e por todo o Judá, acerca das palavras deste livro que se achou; porque grande é o furor do Senhor, que se acendeu contra nós; porquanto nossos pais não deram ouvidos às palavras deste livro, para fazerem conforme tudo quanto acerca de nós está escrito.

Ao consultar a profetisa Hulda, ele ouve a dura sentença contra o povo, pelo fato deles terem se esquecido do SENHOR.
Por conta da atitude de Josias, DEUS garantiu que ele não veria tal mal, e que isto não sucederia no seu reinado.

Capitulo 23

Josias continua a restauração do povo neste capitulo.
Ele destrói, todos altares, os altos montes, imagens, ídolos, extermina os profetas, e todo tipo de contaminação que pudesse haver em seu reino.
Resultado de um compromisso firme ao lado de DEUS.
V3 E o rei se pôs em pé junto à coluna, e fez a aliança perante o Senhor, para seguirem o Senhor, e guardarem os seus mandamentos, os seus testemunhos e os seus estatutos, com todo o coração e com toda a alma, confirmando as palavras desta aliança, que estavam escritas naquele livro; e todo o povo apoiou esta aliança.

Quer retirar de sua vida, tudo aquilo que te empede de ser abençoado por DEUS? Tome uma decisão firme em seu coração, apegue a Lei do SENHOR, e não suma de sua Casa (presença).

Neste capitulo se cumpri uma promessa dita 300 anos antes (I Reis 13). A palavra de DEUS é maravilhosa, obrigado SENHOR.
Inclusive Josias encontra os ossos do homem de DEUS, ele os enterrou.

A Páscoa, o maior evento da história de Israel, volta a ser celebrado. Até a libertação deles da terra do Egito, eles haviam deixado para trás.
Josias volta a celebrar a Páscoa, como não se via desde os tempos dos juízes.

Leia esta passagem:
v24 E também os adivinhos, os feiticeiros, os terafins, os ídolos, e todas as abominações que se viam na terra de Judá e em Jerusalém, os extirpou Josias, para confirmar as palavras da lei, que estavam escritas no livro que o sacerdote Hilquias achara na casa do Senhor.
v25 E antes dele não houve rei semelhante, que se convertesse ao Senhor com todo o seu coração, com toda a sua alma e com todas as suas forças, conforme toda a lei de Moisés; e depois dele nunca se levantou outro tal.
v26 Todavia o Senhor não se demoveu do ardor da sua grande ira, com que ardia contra Judá, por todas as provocações com que Manassés o tinha provocado.
v27 E disse o Senhor: Também a Judá hei de tirar de diante da minha face, como tirei a Israel, e rejeitarei esta cidade de Jerusalém que escolhi, como também a casa de que disse: Estará ali o meu nome.

O texto se explica por si.
Josias morre, por um batalha ou uma má investida contra o rei do Egito, Faraó-Neco.

Jeoacaz, reina em seu lugar, reinou três meses. Bem feito. rsrsrs
Como após um reinado como foi o de Josias, ele consegue se perverter?? Teria alguma coisa sua mãe haver com isto, Hamutal??
A verdade é uma só, cada cabeça sua sentença. Todos tem suas escolhas.

Meu caro amigo ouvinte, você tem sua escolha. Neste capitulo, temos um rei que determinou seu coração para seguir ao SENHOR, e logo depois um outro que negou a tudo isto.
O problema não esta na Palavra de DEUS, mas sim nas pessoas que estão esquecendo ela debaixo da poeira de suas estantes.

E Lembre-se: "A BÍBLIA EM RAZÃO"

Forte abraço

quinta-feira, 15 de maio de 2008

II Reis capitulos 20 e 21

Capitulo 20

Ezequias, um dos poucos reis de destaque positivo após a divisão do reino, adoeceu.
É meus amigos, enquanto estivermos aqui, estamos sujeitos a todo tipo de adversidade, independente do tipo de conduta que tenhamos, afinal, "o sol brilha sobre os bons e sobre os maus".
E esta enfermidade era de morte. Ezequias ora ao SENHOR.
A quantidade de vezes que este homem se socorre ao SENHOR, é um exemplo para nós, que muitas vezes corremos aos recursos deste mundo, limitadíssimos.

O SENHOR atende a oração de Ezequias imediatamente. O rei pede uma prova de que ele seria curado. Duvida?? Não, certeza. O Homem que busca a DEUS é assim, confia nas provas que DEUS demonstra, de que irá cumprir suas promessas.
E DEUS além de alongar a vida de Ezequias por 15 anos, recua o tempo em 10 graus, isto mesmo, a sombra da escadaria ou do relógio de sol, depende tradução, recua, incrível, para homens e não para DEUS.

E este tipo de experiencia, só temos quando o cinto aperta, a corda esta no pescoço, e confiamos inteiramente no SENHOR.
Mas leia com atenção este capitulo, e veras que esta experiencia só foi possível por conta de uma vida digna na presença do SENHOR.
Não posso exigir nada de DEUS, e continuar na vida de iniqüidade e pecado na presença do SENHOR.

Infelizmente por ingenuidade ou descuido, ele deixou que os babilônios cobiçassem e futuramente levasse o que havia de melhor de Judá para a Babilônia.


Capitulo 21

Neste capitulo temos dois péssimos reis que nem um pouco seguiram o exemplo de Ezequias, são Manassés e Amom.
E o julgamento de Judá não difere muito de Israel.
v10 Então o Senhor falou pelo ministério de seus servos, os profetas, dizendo:
v11 Porquanto Manassés, rei de Judá, fez estas abominações, fazendo pior do que tudo quanto fizeram os amorreus, que foram antes dele, e até também a Judá fez pecar com os seus ídolos;
v12 Por isso, assim diz o Senhor Deus de Israel: Eis que hei de trazer um mal sobre Jerusalém e Judá, que qualquer que ouvir, lhe ficarão retinindo ambos os ouvidos.
v13 E estenderei sobre Jerusalém o cordel de Samaria e o prumo da casa de Acabe; e limparei a Jerusalém, como quem limpa o prato, limpa-o e vira-o para baixo.
v14 E desampararei os restantes da minha herança, entregá-los-ei na mão de seus inimigos; e servirão de presa e despojo para todos os seus inimigos;
v15 Porquanto fizeram o que era mau aos meus olhos e me provocaram à ira, desde o dia em que seus pais saíram do Egito até hoje.
v16 Além disso, também Manassés derramou muitíssimo sangue inocente, até que encheu a Jerusalém de um ao outro extremo, afora o seu pecado, com que fez Judá pecar, fazendo o que era mau aos olhos do Senhor.

E o seu destino também não foi muito diferente, mas ainda veremos um remanescente neste reino.

Meu caro amigo leito, DEUS não retirará de sobre nós a sua régua, e um dia nossa vida estará na balança. Medite nisto.

E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"

Forte abraço

quarta-feira, 14 de maio de 2008

II Reis capitulos 18 e 19

Capítulos 18 e 19

Dois capítulos maravilhosos. Em meio a miséria samaritana, um total abandono do povo de Israel, vemos um remanescente no reino de Judá, um homem com o zelo do SENHOR.
A Palavra descreve este homem assim:
v5 No Senhor Deus de Israel confiou, de maneira que depois dele não houve quem lhe fosse semelhante entre todos os reis de Judá, nem entre os que foram antes dele.
v6 Porque se chegou ao Senhor, não se apartou dele, e guardou os mandamentos que o Senhor tinha dado a Moisés.
v7 Assim foi o Senhor com ele; para onde quer que saía se conduzia com prudência; e se rebelou contra o rei da Assíria, e não o serviu.

O rei sirio, que assolava as nações, inclusive o reino do norte de Israel.
Mandou seus servos, e Rabsaqué, afronta a Ezequias, o povo e o SENHOR. Dizendo que quem era o SENHOR para livra-los, visto que os outros deuses não puderam livrar de suas mãos.

E com uma atitude totalmente diferenciada de outros reis, e muitas vezes de nós mesmos. Ezequias entrou na Casa do SENHOR e consultou ao profeta Isaias.

Numa nova investida do rei da Assiria, em que ele levanta a hipotese que DEUS poderia estar enganando eles.
Quando é lançado a duvida da fé, o que Ezequias faz?? Ora ao SENHOR. Observe bem o grande exemplo deste homem. Destacamos sua oração (capitulo 19):
v14 Recebendo, pois, Ezequias as cartas das mãos dos mensageiros e lendo-as, subiu à casa do Senhor; e Ezequias as estendeu perante o Senhor.
v15 E orou Ezequias perante o Senhor e disse: Ó Senhor Deus de Israel, que habitas entre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
v16 Inclina, Senhor, o teu ouvido, e ouve; abre, Senhor, os teus olhos, e olha; e ouve as palavras de Senaqueribe, que enviou a este, para afrontar o Deus vivo.
v17 Verdade é, ó Senhor, que os reis da Assíria assolaram as nações e as suas terras.
v18 E lançaram os seus deuses no fogo; porquanto não eram deuses, mas obra de mãos de homens, madeira e pedra; por isso os destruíram.
v19 Agora, pois, ó Senhor nosso Deus, te suplico, livra-nos da sua mão; e assim saberão todos os reinos da terra que só tu és o Senhor Deus.
Leia os versos 20 a 34, e verifique a resposta desta oração, mas destaco os versos:
v27 Porém o teu assentar, e o teu sair e o teu entrar, e o teu furor contra mim, eu o sei.
v28 Por causa do teu furor contra mim, e porque a tua revolta subiu aos meus ouvidos, portanto porei o meu anzol no teu nariz e o meu freio nos teus lábios, e te farei voltar pelo caminho por onde vieste.

E os sirios que tanto se orgulhavam pelas suas conquistas, cairam pelas mãos do SENHOR, Senaqueribe seu rei, morreu pelas mãos dos próprios filhos.
Tudo isto sem que Ezequias levantasse um só dedo.

Está passando da hora de confiarmos mais em DEUS, e deixar que ele lute por nós.

Termino este texto com o Salmo:
Sal 91:7 Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.


E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"

Forte abraço

segunda-feira, 12 de maio de 2008

II Reis capitulos 16 e 17

Capitulo 16

Este capitulo se resume, ao fato de um péssimo rei em Judá, que seguiu os passos dos reis de Israel.
Abriu uma imensa brecha em seu reino, que foi pago com utensílios da casa do SENHOR.
O desejo de Davi e Salomão de ter um lugar onde DEUS pudesse ser invocado, aos poucos sendo deteriorados, por pessoas que sem nenhum cuidado e zelo para com DEUS, levaram o povo do SENHOR a uma situação moral e de compromisso com DEUS, longe, cada vez mais longe.

Digo a todos, e a mim mesmo, tá na hora de parar, antes que o SENHOR se afaste de nós, por conta da falta de compromisso e zelo para com tudo que ele deixou para nós.

Capitulo 17

De tanto plantarem, colheram. Colheram os frutos de seus pecados e o fato de terem negado a DEUS, como SENHOR da sua nação, e por conta disto o rei assirio leva Samaria cativo, e determina sua tomada.

É assim que acontece, se dá brecha, e uma hora a casa cai.
Cuide melhor de sua vida espiritual antes que seja tarde demais.

Nos versos sete em diante, vemos a causa do cativeiro de Israel ( e sou obrigado a reproduzir tudo na integra).

v7 Porque sucedeu que os filhos de Israel pecaram contra o Senhor seu Deus, que os fizera subir da terra do Egito, de debaixo da mão de Faraó, rei do Egito; e temeram a outros deuses.
v8 E andaram nos estatutos das nações que o Senhor lançara fora de diante dos filhos de Israel, e nos dos reis de Israel, que eles fizeram.
v9 E os filhos de Israel fizeram secretamente coisas que não eram retas, contra o Senhor seu Deus; e edificaram altos em todas as suas cidades, desde a torre dos atalaias até à cidade fortificada.
v10 E levantaram, para si, estátuas e imagens do bosque, em todos os altos outeiros, e debaixo de todas as árvores verdes.
v11 E queimaram ali incenso em todos os altos, como as nações, que o Senhor expulsara de diante deles; e fizeram coisas ruins, para provocarem à ira o Senhor.
v12 E serviram os ídolos, dos quais o Senhor lhes dissera: Não fareis estas coisas.
v13 E o Senhor advertiu a Israel e a Judá, pelo ministério de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: Convertei-vos de vossos maus caminhos, e guardai os meus mandamentos e os meus estatutos, conforme toda a lei que ordenei a vossos pais e que eu vos enviei pelo ministério de meus servos, os profetas.
v14 Porém não deram ouvidos; antes endureceram a sua cerviz, como a cerviz de seus pais, que não creram no Senhor seu Deus.
v15 E rejeitaram os seus estatutos, e a sua aliança que fizera com seus pais, como também as suas advertências, com que protestara contra eles; e seguiram a vaidade, e tornaram-se vãos; como também seguiram as nações, que estavam ao redor deles, das quais o Senhor lhes tinha ordenado que não as imitassem.
v16 E deixaram todos os mandamentos do Senhor seu Deus, e fizeram imagens de fundição, dois bezerros; e fizeram um ídolo do bosque, e adoraram perante todo o exército do céu, e serviram a Baal.
v17 Também fizeram passar pelo fogo a seus filhos e suas filhas, e deram-se a adivinhações, e criam em agouros; e venderam-se para fazer o que era mau aos olhos do Senhor, para o provocarem à ira.
v18 Portanto o Senhor muito se indignou contra Israel, e os tirou de diante da sua face; nada mais ficou, senão somente a tribo de Judá.
v19 Até Judá não guardou os mandamentos do Senhor seu Deus; antes andaram nos estatutos de Israel, que eles fizeram.
v20 Por isso o Senhor rejeitou a toda a descendência de Israel, e os oprimiu, e os deu nas mãos dos despojadores, até que os expulsou da sua presença.
v21 Porque rasgou a Israel da casa de Davi; e eles fizeram rei a Jeroboão, filho de Nebate. E Jeroboão apartou a Israel de seguir ao Senhor, e os fez cometer um grande pecado.
v22 Assim andaram os filhos de Israel em todos os pecados que Jeroboão tinha feito; nunca se apartaram deles;
v23 Até que o Senhor tirou a Israel de diante da sua presença, como falara pelo ministério de todos os seus servos, os profetas; assim foi Israel expulso da sua terra à Assíria até ao dia de hoje.

E por tudo isto, o rei da Assiria, colocou outros povos para habitar na terra de Samaria, e o povo desta terra, misturava a adoração aos seus deuses e idolos, com o culto ao verdadeiro DEUS.

Por esta razão, encontramos no novo testamento, a inimizade entre os judeus e os samaritanos. Esta mistura descaracterizou os samaritanos como sendo o povo de Israel.

A história do povo de Israel, é um grande alerta para nossa própria vida.
Temos que ler este capitulo com muito cuidado e atenção, para termos certeza que nós mesmos não venhamos a cair em erros semelhantes.

E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"

Forte Abraço

Retomada

Caros leitores, meu computador esta em ordem (apesar que terei que mexer na parte eletrica).

Mas retomarei as edições normais.
Só que não teremos edições especiais no domingo, porque estarei escrevendo para o site www.amados.com.br.

Que DEUS nos abençoe, enquanto lemos e meditamos em sua Palavra.

E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"

Forte abraço