Seja Bem-Vindo

Aos leitores deste blog só tenho uma coisa a dizer:
"A BÍBLIA TEM RAZAO"

sábado, 19 de abril de 2008

II Reis capitulos 8 e 9

Capitulo 8

Entre a história da restituição dos bens da sunamita, que havia sido alertada para buscar socorro em outra terra, por conta dos sete anos de fome que haveria em Israel. Também sobre a rebelião de Hazael contra o rei da Siria.

Destaco os versos que se seguem depois do dezesseis.
Até então, temos lido muito sobre os péssimos reinados em Israel, e o pecado que seus reis conduziram o povo também a cometer.
Mas aparter deste verso (16), vemos um mau rei em Judá (reino do sul), olhemos para este verso:
v18 Andou nos caminhos dos reis de Israel, como também fizeram os da casa de Acabe, porque a filha deste era sua mulher; e fez o que era mau perante o SENHOR.

No Novo Testamento, DEUS alerta por diversas vezes sobre o jugo desigual. E não é por menos.
Observamos que um casamento, com uma pessoa cujos costumes e familia, tem afrontado o SENHOR, levou um de uma familia que até então não tem sido motivo de reprova, a envergonhar o nome de seus pais.
E o reino de Judá, bem como sua descendência, só não foi exterminado (como aconteceu com vários reis em Israel), por conta da promessa de DEUS a Davi, o homem segundo o coração do SENHOR.
Mesmo assim, os limites de Judá foram diminuídos, porque enquanto Jeorão se envolvia com seus pecados, povos se rebelarão contra ele, perdendo assim dominio sobre aqueles que eram outrora subjugados.

E o filho de Jeorão, Acazias, não desviou dos passos de seu pai. Como não se bastasse, ou pela influencia da mãe, que influenciou seu pai, também se aparentou mais ainda com a casa de Acabe(v27). E seguindo os mesmos passos da casa de Acabe.

Ao nos relacionarmos com as pessoas, seja para um namoro, matrimonio, sociadade, amizade temos procurado pensar na influencia que esta pessoa possa exercer sobre nossa vida??
As más companhias, corrompem os bons costumes.


Capitulo 9

Vou ser bem resumido neste capitulo.

Enfim DEUS, se compadece de Israel, e dar mais uma chance ao seu povo. E unge Jeú como rei e cumpridor de suas promessas.

Veja que tudo que DEUS, havia dito que aconeceria com a casa de Acabe e Jezabel, começa a ser cumprido neste capitulo.

Quero chamar atenção que o profeta que ainda trabalha nestes dias é Eliseu, e os dois capítulos começam citando seu nome.

Agora porque Jéu?? Vendo a prontidão em executar o que foi dito pelo profeta, o zelo da forma como foi feita, e como ele guardou a palavra do SENHOR, sabendo que tudo se cumpriria, podemos afirmar que era uma pessoa que aguardava a restauração do seu povo.

Inclusive matando a Jorão e Acazias, reis de Israel e Judá respectivamente. Dando assim uma nova oportunidade de que estes dois povos, que na verdade são um, tivesse uma oportunidade de restauração, para que DEUS voltasse a reinar sobre eles.

Vamos ficar atentos aos próximos acontecimentos.

E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"

Forte abraço

sexta-feira, 18 de abril de 2008

II Reis capitulo 6 (2ª parte) e capitulo 7

Capitulo 6 e 7

O final deste capitulo seis, é uma das notas mais tristes da Bíblia. Mulheres chegaram a comer um filho de uma delas, por conta da fome que veio sobre Israel, resultado do certo do rei da Síria.
Antes que você pergunte, o que aconteceu com o verso anterior, temos que notar dois fatos. Pela descrição dos próximos acontecimentos, não podemos precisar que foram acontecimentos em seqüencia, nem tão pouco que fosse o mesmo rei.
O pior de tudo isto, não foi o fato descrito no primeiro parágrafo, mas sim o fato do rei de Israel atribuir tudo isto a DEUS.
É tão fácil jogar a culpa de seus erros e más escolham em cima dos outros. E atribuir tudo que acontece a DEUS, como se ele tivesse obrigação de socorrer e proteger aqueles que se afastaram de seus preceitos.

Preste bem atenção nos versos que seguem 6v31 até o final do capitulo 7.

Veja o que se passava no coração daqueles homens, e a resposta de Eliseu:
6v33 ... disse o rei: Eis que este mal vem do SENHOR, que mais, pois, esperaria eu do SENHOR?
7v1 Então disse Eliseu: Ouvi a palavra do SENHOR; assim diz o SENHOR: Amanhã, a estas horas, mais ou menos, dar-se-á um alqueire de flor de farinha por um siclo, e dois de cevada, por um siclo, à porta de Samaria.
7v2 Porém o capitão a cujo braço o rei se apoiava respondeu ao homem de DEUS: Ainda que o SENHOR fizesse janelas no céu, poderia suceder isso? Disse o profeta: Eis que tu o verás com os teus olhos, porém disso não comerás.

Entenderam o porque da situação em que chegaram??? Tudo é por conta de tamanha incredulidade de DEUS, ao ponto de simplesmente deixarem ELE de fora de suas vidas.
E mesmo que DEUS fale claramente eles duvidam da capacidade de DEUS.
Não foi só os sírios que esqueceram o que Eliseu fez com seu exercito no capitulo 6, os israelitas também esqueceram da forte mão do SENHOR.

A forma como DEUS trabalha nestas ocasiões são realmente impressionantes, e porque não dizer inacreditáveis, mas o nosso DEUS, é o DEUS dos impossíveis.
Pois quatro leprosos, as pessoas que ficavam justamente isolados de todo povo, foram os que entraram no arraial do sírios e trouxeram a noticia de que eles fugiram. Os sírios fugiram??? Pois bem, ouviram grande som de carros, acreditavam que os israelitas se tinham aliado a outros reinos. Carros, lembram do capitulo 6 e o que aconteceu?? Não?? leia novamente. rsrs

Pois bem, quando o povo soube da noticias, foram em atropelo, para o arraial e saquear de tudo quanto havia, por que os sírios fugiram de tal modo que deixaram tudo para tras.

E se cumpriu a palavra de DEUS, falada por Eliseu, havia fartura, ao ponto que os preços caíram, e o homem que havia desdenhado da mensagem do profeta, morreu pisoteado pelo povo.

Meu caro amigo ouvinte, não, nunca, duvida da palavra de DEUS, e se você não quer viver momentos de penumbra como o descrito no final do capitulo 6, não se afaste da Palavra de DEUS.

Quer confirmar o que eu falei??? Então leia Salmo capitulo 1.

E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"

Forte abraço

quinta-feira, 17 de abril de 2008

II Reis capitulo 5 (2ª parte) e capitulo 6 (1ª parte)

Capitulo 5

Assim como nos pensamentos anteriores, em que observamos claramente o evangelho em pleno velho testamento. Teremos hoje a conduta de um verdadeiro servo de DEUS.

Nem quando Naamã, quis pagar pela sua cura, ou mesmo depois de sua conversão, tentou dar uma dádiva ao profeta, ele aceitou.
Não que Eliseu, na segunda vez não poderia receber, mas ele simplesmente não aceitou.

Quanta diferença, dos que ministram a palavra em nosso dia, que incentivam cada vez mais as pessoas a darem, darem e darem, na promessa de uma volta em dobro. Como se barganhássemos com DEUS.
Não vou pedir desculpa pelas minhas palavras que possam parecer duras. Por ser a verdade da palavra de DEUS. Observemos estes versos:
Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, limpai os leprosos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. Mateus 10v8

Veja que Geazi, tentou enganar Naamã, Eliseu e principalmente DEUS, com argumentações para ter um ganho material.
E o resultado foi que a lepra de Naamã, caiu sobre Geazi e toda sua descendência.

Pode até ser que não se sofra um dano agora, mas olhe mais este verso:
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres?
Então lhes direi claramemnte: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Mateus 7v22-23

Infelizmente tem muitos que estão se enganando, achando que estão fazendo a obra de DEUS, e na verdade estão fazendo a obra para si mesmo, ou pior se enganando a si e a outros, verdadeiros cegos guiando cegos.

Escrevo isto não para ofender, mas sim para alertar, não importa simplesmente querer fazer, mas também como fazer, a obra de DEUS.


Capitulo 6

Temos neste capitulo uma série de eventos que confirmar a mão de DEUS sobre o seu servo.

Mas é um capitulo difícil, a situação em Israel não é fácil.

Temos um acontecimento simplesmente fantastico.
O rei da Síria tentava matar o rei de Israel, e Eliseu frustava seus planos, dizendo justamente onde estava as emboscadas.

Por fim o rei da Síria mandou seus carros, cavaleiros e tropas contra Eliseu.
O aprendiz de Eliseu, estava com medo, alias quem não estaria??
Mas Eliseu ora, e sua oração é para que DEUS abra os olhos do moço, e veja.
"Não temas, porque mais são os que são conosco do que os que estão com eles. v16
E o rapaz pode ver carros de fogo acima do exercito sirio.
Que maravilha. Meu amigo, o que te impede de orar a DEUS, diante de uma pequena ou grande diversidade? Será que teus olhos também não estão tampados com o medo do mar da vida?
Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Romanos 8v31
E novamente ele ora. Eliseu vence esta guerra mas sem ferir seus inimigos. Atentamos por esta oração. Enquanto muitas vezes a unica solução que enxergamos e acabar com nosso oponente. Eliseu com uma visão superior a tudo isto, ora para que ele saia daquela situação, mas não fere seus inimigos.
Pelo contrario ele despede em paz, o exercito sirio, após de dar agua e pão para eles. Resultado? "da parte da Síria não houve mais investidas na terra de Israel" v 23
Tiago escreve na sua carta, que não temos as coisas, porque não pedimos, e quando pedimos, pedimos mal, porque pedimos para a nossa própria cobiça. (Tiago 4v3)

Temos que ser sabios ao orarmos ( lembra de Salomão?), e para isto temos que ler a Bíblia e orar pedindo sabedoria a DEUS.

No dia de amanhã veremos a continuidade deste capitulo 6, na permissão do SENHOR.

E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"

Forte abraço

quarta-feira, 16 de abril de 2008

II Reis capitulo 5 parte a

Dedicarei esta postagem a este rico capitulo, uma das mais belas passagens Bíblicas que trazem o real sentido do evangelho.
Vamos a ele.

Capitulo 5

Naamã, com todas suas credencias (v1), tem um porém na sua vida, leproso.
Notem que na Bíblia, lepra é um símbolo do pecado. Assim como a expectativa do leproso era a morte, assim o pecado conduz para um morte espiritual. E mesmo que a pessoa seja a mais rica ou a mais pobre, a mais bem sucedida ou fracassada, não importa, o porém do pecado existe em todos.


Uma menina, na sua simplicidade como é o evangelho, leva a boa noticia a seu senhor, já que era uma escrava, de que em Samaria existe um homem de DEUS que pode cura-lo da lepra. QUE BOAS NOVAS!!!!

Interessante que Naamã, vai ao rei da Siria, ao rei de Israel, mas não ao homem que foi indicado para a menina. E mais ainda o fato de uma escrava de um sirio, saber quem poderia cura-lo, mas o rei de Israel não.

Pois bem meu caro leitor, o evangelho de DEUS que salva, esta na boca dos simples. PENSE NISTO!!

Eliseu, repreende o rei de Israel e manda chamar Naamã. Que veio para ter com o homem de DEUS, trazendo vestes festivais, ouro e prata, ele estava disposto realmente pagar pela sua cura. Não somente isto, veio com toda luxúria e soberba para obter sua cura.

Mas o homem de DEUS, manda seu moço (um aprendiz) dar o recado "banha-te sete vezes no rio Jordão". Uma mensagem simples, vindo novamente de uma pessoa simples. Que foi prontamente recusada por Naamã.

Não é de estranhar a atitude de Naamã, que estava indo embora com sua lepra e esperar a morte. Visto que muitas pessoas ouvem a simplicidade do evangelho, que pode tirar o pecado, e salvar a alma, e mesmo assim voltam para a sua vida sem resolver o problema do pecado.

Naamã, estava indo embora, porque ele tinha em mente como ser curado, ou seja ele chegou com a solução pronta, e por isto não aceitou o que foi dito pelo profeta, leia o pensamento dele:
v11 Pensava eu que ele sairia a ter comigo, pôr-se-ia de pé, invocaria o nome do SENHOR, seu DEUS, moveria a mão sobre o lugar da lepra e restauraria o leproso.
v12 Não são, porventura, Abana e Farfar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não poderia eu lavar-me neles e ficar limpo? E voltou-se e se foi com indignação.
Mas graças ao bom DEUS, Naamã tinha verdadeiros amigos, que ao contrário do que muitos costumam fazer e incentivar o erro, disseram:
v13 Meu pai, se te houvesse dito o profeta alguma coisa difícil, acaso, não a farias? Quanto mais, já que apenas te disse: Lava-te e ficarás limpo.
Justamente, tem tantas pessoas dispostas a fazer o difícil, quando poderia fazer o correto, que é muito mais fácil.

E quando Naamã desceu, não somente do seu cavalo e para as águas barretas do Jordão, mas principalmente do seu orgulho, vocês prestaram atenção quando ele disse - "Pensava eu", e fez "conforme a palavra do homem de DEUS", e mergulhou as sete vezes no rio Jordão, não somente foi curado, mas sua pele ficou como de uma criança. Este é o simbolo do novo nascimento, sim o mesmo nascimento que o SENHOR JESUS disse para Nicodemos, "Se não nascer de novo não pode ver o reino dos céus" João 3v2

Ele volta agora para o homem de DEUS, curado e transformado, não para pagar, mas para agradecer, e quer dar os presentes a Eliseu, que recusa e vamos falar disto amanhã.

Viu a diferença?? Antes suas posses, ele queria pagar, mas agora elas se tornaram dádivas.

Meu amigo não adianta tentar pagar nada a DEUS, que isto não tem valor diante dele. O que importa é realmente fazer tudo conforme sua Palavra.

Eliseu pode dizer para Naamã - "Vai te em paz", você já tem ouvido isto do SENHOR?

No dia de amanhã na permissão do SENHOR estaremos pensando no decorrer deste capitulo.

E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"

Forte abraço.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

II Reis capitulos 3 e 4

Capitulo 3

Um capitulo que apesar da vitória sobre Moabe, eu vejo com um capitulo deprimente, Como pode Josafá repetir o mesmo erro e se associar ao filho de Acabe, Jorão.
Este capitulo ainda tem o sacrifício do sucessor ao trono dos moabitas na tentativa de invocar seus deuses.
Não tenho muito o que falar deste capitulo, pelo menos não consegui atingir um lição moral dentro dele.
Fora o fato de que Eliseu não queria manter nenhum contato com Jorão, por conta do seu pecado, mas respondeu ao seu questionamento por respeito a Josafá.

Capitulo 4

A riqueza deste capitulo se contrapõe com o capitulo anterior.
Vemos neste capitulo algo semelhante as paginas do evangelho, quando se fala do SENHOR JESUS e suas ações.

Começa com Eliseu suprindo a necessidade de uma viuva, aumentando o azeite da vazilha.
Veja estas palavras de Eliseu:
"Vai, pede emprestadas vasilhas a todos os teus vizinhos; vasilhas vazias, não poucas." v3

Vemos neste trecho exatamente o que DEUS quer de nós. Vazios e entregue completamente, para que ele encha e aumente o nosso azeite.
Muitas vezes chegamos a DEUS com nossos problemas mas já com nossas soluções prontas, e isto impede a ação milagrosa de DEUS em nossa vida. Mas quando chegamos a Ele vazios, ele pode colocar em nós o seu Santo Espirito.

Logo em seguida, e ao contrário da primeira história, temos um casal rico. Sem necessidade materiais, tanto que até fizeram um quarto para o profeta. Mas havia algo que eles queriam mas que estava longe de seu alcance, um filho.
Por favor não deixe de ler os pormenores deste capitulo.
Eliseu ressuscita o filho daquela mulher. Destaco neste trecho a confiança daquela mulher em confiar no poder do profeta, e o fato de Eliseu ter orado.
Podemos ver peculiaridades que encontramos nos passos do SENHOR JESUS.

Tanto que vemos a purificação de ervas mortíferas e a multiplicação de pães.

A demonstração destes milagres tinham uma razão, encontramos a resposta no evangelho de João quando se refere do SENHOR JESUS.
"Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de DEUS, e para que, crendo, tenhais vida em seus nome." João 20v31

E os milagres feitos por Eliseu, preparavam para uma obra maior que estas nos capitulos que se seguem, principalmente o quinto.

Atente a leitura e seja sensivel as escrituras para que "crendo tenhais vida em seu nome."

E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"

Forte abraço

domingo, 13 de abril de 2008

Mateus 9:18

"Enquanto estas coisas lhes dizia, eis que um chefe, aproximando-se, o adorou e disse: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe a mão sobre ela, e viverá."

Contradições Bíblicas
Se tem jeito para tudo, menos para a morte!?!?!?!

A muito se fala a respeito desta frase que intitulamos.
É algo natural quando olhamos pelo ângulo humano do assunto.

Mas quando olhamos da perspectiva de DEUS, isto não reflete a verdade.
No verso que destacamos, vemos um pai que também não concordava com o ângulo humano do assunto.

Ele confiava plenamente que Jesus poderia ressuscitar sua filha que acabará de morrer. Algumas pessoas riam dele por esta crença e do SENHOR JESUS, por não acreditar em tal capacidade.

E muitas pessoas estão rastejando por esta vida pelo fato de não acreditar na capacidade, e no fato de CRISTO ser o unico que pode realizar a obra que salva e redime ao homem.

A morte também chegou a casa de uma familia de Betânia. E o SENHOR chegou para Marta e disse:
"Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim ainda que morra viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá eternamente. Crês isto?" João 11:25-26
Que declaração maravilhosa do SENHOR para um coração em tristeza.
Ele dá plena garantia de que todo aquele que crê nEle, viverá eternamente. Isto significa especificamente o céu. E termina perguntando "Crês isto?"

Eu remeto para você meu caro amigo leitor a mesma pergunta "Crês isto?".
Eis que toda a sua eternidade depende da resposta a esta pergunta feita pelo SENHOR JESUS.

Pense nisto e decida logo sua eternidade.

E lembre-se: "A BÍBLIA TEM RAZÃO"

Forte abraço